Provavelmente você deve ter ouvido falar desse termo, mas talvez com outras palavras, o tratamento de canal.
A endodontia é a especialidade que trata das lesões e doenças da polpa e raízes dos dentes. Evitando dessa forma que haja infecções e perda dentária.
Mas quando deve-se fazer o tratamento de canal? A resposta é, sempre que houver uma cárie muito extensa, quando já existe um processo infeccioso devido a necrose da polpa ou em casos de acidentes onde houve a fratura do dente e exposição pulpar.
O tratamento de canal é feito sob anestesia local, a partir disso é feito um acesso através da coroa do dente até chegar na polpa (nervinho) do dente, será realizado uma limpeza (se houver necessidade pode ser feita uma medicação) e em seguida esse canal será preenchido e feito a restauração ou uma coroa o que vai depender do grau de comprometimento desse dente.
O tratamento endodôntico dá a oportunidade ao paciente de não ter que perder o dente, removendo a infecção e a dor desse dente e devolvendo a função e a estética ao sorriso do nosso paciente.
Por isso nunca devemos deixar de lado as idas de prevenção ao dentista, a cada seis meses ou antes se necessário, nessas visitas periódicas podemos detectar uma cárie em seu processo inicial evitando que seja necessário um canal radical.
Mas, se já foi indicado um canal para o seu dente, não deixe de fazer, tire suas dúvidas e converse com o dentista que vai fazer o canal (endodontista). Você vai ver que é um tratamento simples e que vai te garantir manter o seu dente saudável e evitar maiores problemas, inclusive sistêmicos. Afinal a nossa saúde começa pela boca.